Educadores reconhecem avanços e homenageiam Ruiter em encontro.

01-12-2012 14:53

 

Homenagens aos profissionais da Educação e gestores públicos da Prefeitura de Corumbá marcaram a edição de 2012 do Prêmio Professor Por Excelência, realizado na noite de quinta-feira, 29 de novembro, no auditório Salomão Baruki. O evento não somente premiou sete práticas educacionais bem sucedidas como também ressaltou a importância da valorização do profissional de educação.

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira foi homenageado pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Corumbá, que reforçaram o esforço do chefe do Executivo corumbaense na busca da valorização da classe dos professores que, hoje, possui o 5º maior salário do país, e também as melhorias nas condições de trabalho, como direito de 1/3 da carga horária destinado a hora-atividade, Plano de Cargos e Carreiras, Plano de Saúde.

 

Kleverton Velasques/PMC

Prêmio busca reconhecer os educadores que realizaram ao longo do ano letivo experiências e pesquisas pedagógicas

 

Ruiter foi representado no evento pela secretária Especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, que também é professora por formação. "Neste momento muito importante agradeço aos profissionais da Educação que se dedicaram diariamente em prol da educação municipal", disse Beatriz, que também foi homenageada.

Emocionado, o secretário de Educação, Hélio de Lima, agradeceu o empenho dos educadores e também o prefeito Ruiter. "Sou imensamente grato ao prefeito pela confiança que depositou em mim desde o primeiro dia que assumi a Secretaria. O trem segue viagem, com uns parando em algumas estações, mas a locomotiva precisa seguir seu curso", disse em tom de despedida. Hélio assumirá a Secretaria Municipal de Governo na administração do próximo prefeito, Paulo Duarte.

Excelência

Com 28 projetos inscritos, o prêmio busca reconhecer os educadores que realizaram ao longo do ano letivo experiências e pesquisas pedagógicas com 500 alunos da Rede Municipal de Ensino. "Buscamos a valorização, o reconhecimento e o mérito do educador da Reme que desenvolve experiências pedagógicas relevantes no processo ensino-aprendizagem", explicou a coordenadora geral de planejamento do sistema de ensino, Ana Claudia Gonzaga da Silva, da Secretaria Municipal de Educação.

As iniciativas dos educadores utilizaram o caráter investigativo, com metodologia diferenciada visando a elaboração de projetos multidisciplinares ou interdisciplinares. Os critérios de avaliação foram: criatividade, clareza, metodologia, objetivos, justificativas, relevância social e evidência. Uma comissão formada por 11 avaliadores teve a missão de eleger os premiados.

Os sete projetos escolhidos envolveram os alunos em iniciativas que os tornavam parte do processo investigativo, buscando em conjunto a construção do conhecimento, contando com aulas teóricas e, principalmente, práticas. As ações foram ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade, leitura, profissões e mídias digitais. Os primeiros colocados ganharam um tablet e o quem ficou em segundo lugar levou para casa uma câmera fotográfica digital.

Na categoria Educação Infantil, a vencedora foi a professora Anna Paula Capitel, da escola Eutrópia Gomes Pedrozo, com o projeto "É de pequeno que se torce o pepino - construção de valores na Educação Infantil- Educação Ambiental". No Ensino Fundamental I (1ª a 5ª série) o primeiro lugar ficou com Valdair Fogaça de Araujo, da escola Barão do Rio Branco, com "O Bauzinho da Leitura Chegou". Na segunda colocação, Jocileyne Rodrigues dos Santos, da unidade rural pólo Luis de Albuquerque, que apresentou o projeto "Encantar, Ensinar Cantando e Encantando".

Na categoria Ensino Fundamental II (6ª a 9ª série) o projeto vencedor foi o "Bienal do Livro: Conhecimento e Ampliação dos Horizontes para garantia do Futuro", da professora Luciene de Oliveira Silva, do Barão do Rio Branco. Em segundo lugar, "Horta Escolar", desenvolvido por Waldirene da Silva Faria Jard, do Angela Maria Perez. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) o projeto "EJA Profissões", da professora Angélica Maria Vaz Arce, do Pedro Paulo de Medeiros, foi o vencedor. Em segundo, "Geografizando na EJA", de Marcos Roberto Alencar da Silva, do Barão do Rio Branco.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional em 30 de Novembro de 2012

Disponível em: https://www.diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=52102